top of page

Ansiedade de separação - Volta às aulas 2022

Writer's picture: APRENDER  A SER MÃE MATERNIDADEAPRENDER A SER MÃE MATERNIDADE

"É a primeira vez que meu filho vai a escola depois que a pandemia "amenizou", não sei como vai ser, ele chora muito com a presença de outras pessoas, ele as estranha! E agora, o que faço?"

Essa foi uma pergunta que me fizeram e vamos falar agora...




Após um período mais que conturbado causado pela disseminação mundial do vírus SARS-CoV-2, responsável pela Covid-19, alunos, pais e profissionais da educação organizam-se para um novo começo. Com todos os empecilhos enfrentados ao longo de quase dois anos, a expectativa é grande para a volta às aulas em 2022.


Aos professores coube a missão (inesperada) de criarem estratégias para continuar ministrando as aulas. A alternativa encontrada foi por eles foi explorar os recursos tecnológicos para levar o conhecimento até os alunos. Poder contar com tais ferramentas ajudou, mas não foi fácil.

Para as crianças não foi nada legal, pelo menos para muitas delas. Nada de convívio social, nada de pique-esconde e abraços no recreio.

O ensino remoto exigiu muito de todos (família, crianças e pais) e paciência, muita paciência para os pais que perceberam a dificuldade em se organizar os cuidados com os filhos, a educação e o trabalho remoto.


Esse processo acabou afastando as pessoas uma das outras e as crianças sentiram muito com essa separação inusitada e difícil. Para as crianças que nasceram em meio ao caos a inserção na escola vai ser bem mais complicada, e a ansiedade de separação será latente, já que não tiveram essa oportunidade de se familiarizar com outras pessoas que não as da esfera familiar enxuta. Isso só aumenta a Ansiedade de separação.


Minha Stella, nasceu em 2020, vai ir para a "escolinha", a famosa creche este ano e pouco teve contato com outras pessoas, é muito apegada a mim e ao pai e se seu filho estiver no mesmo barco, eu vou dar umas dicas que sei bem como amenizar esse tempo pesado de adaptação e diminuir a ansiedade de separação.


Nos primeiros dias ele ficará relutante e vai chorar muito, um sofrimento sem fim, porém, Não se sinta culpada. Respire!

Se você se mostrar confiante na capacidade de seu filho adaptar-se a uma mudança inesperada (para ele), com certeza vai absorver a sua postura e ficar mais calmo também.


Este artigo está sendo escrito um pouquinho antes do início das aulas para que você consiga oferecer experiências para que fique mais fácil, menos doloroso para ele (a) e para você também. Quando eu lecionava as crianças choravam, choravam e os pais duas ou três vezes mais, algumas crianças se adaptavam bem com os colegas e as mães choravam todos os dias na recepção da escola.

Eu entendo bem como é ficar desesperada por causa da minha pequena, a Helena e ela meus amigos, NEM LIGOU! Só chorou na hora que sentiu falta do pepê.

Confesso que fiquei lembrando das crianças chorando e a minha dando xau, olhando quase por piedade para mim. Muito orgulho, mesmo sentindo um pouco de falta.


Prepare seu filho da melhor forma possível antes de ir para a escola.


sugestões:


  • Estabeleça momentos em que seu filho fique um tempo sem você, conte com sua rede de apoio confiável (avós, tias, madrinha, primos, etc.); Deixe bem claro todos os dias para o seu filho que mesmo você estando longe ainda o amará e sempre voltará para que possam ficar juntos. Explique onde está indo e o que vai fazer;

  • Diga ao seu filho que sentir medo é normal e que você também já sentiu muito medo, mas está tudo bem, este é um bom momento para conhecer novas pessoas e lugares. Que vai ser divertido;

  • NUNCA envergonhe seu filho ou o rotule! "Você é muito medroso!", "Chorona demais, essa menina!"

  • Tenha CORAGEM! Entregue seu filho ao responsável da escola e saia imediatamente, confie, afinal, se você colocou seu (a) filho neste local não tem motivos para ter alguma dúvida em relação aos cuidados em relação a ele.




Planejar é cuidar


  1. Tenha bastante tempo de qualidade com seu filho, ele não terá traumas quando se sente confiante e amado.

  2. Crie momentos em que seu filho fique sem a sua presença direta.

  3. Sempre diga a seu filho que vai a algum lugar, mas sempre vai voltar.

  4. Dê sempre a oportunidade da criança conhecer novas crianças e adultos também (sempre converse com seu filho sobre pessoas "estranhas").

  5. Vá a lugares e faça atividades onde vocês possam ver (pelo menos) outras pessoas e conviver para que não seja tão difícil esse momento que será incrível para vocês dois.


Mamãe, papai e cuidador, é extremamente importante você ter certeza que não são as únicas pessoas do mundo - da criança, a única em que seus filhos podem confiar e conviver. Não priva seus pequenos de uma vida de aprendizagem, troca de conhecimento, frustração, amizade, cultura e experiências transformadoras.


Desfoque a sua mente no tempo que o pequeno estiver longe, faça o que você precisar e muitas vezes não faz pois não dá tempo.

Procure outra profissão, cursos, cinema...

Aproveite para se divertir, se for o que precisa.




Mesmo com uma nova variante as aulas vão recomeçar e precisamos ficar preparados, não se esqueçam da máscara e da higiene.

Recent Posts

See All

Comments


  • YouTube ícone social
  • Facebook ícone social
  • Instagram

POSITIVO, E AGORA?!!!

Sim, agora você é mãe e precisa resolver milhões de coisas antes da chegada do bebê. Quartinho, mala, ENXOVAL, tudo antes do tempo. Claro que de forma completa, mas barata! 

Não fique de fora e conheça o e-book que já ajudou inúmeras mulheres a se organizar... Não fique de fora, clique e receba já o seu!

Encontre-nos nas redes sociais

bottom of page