top of page

Os perigos em sentar em "W"

Writer's picture: APRENDER  A SER MÃE MATERNIDADEAPRENDER A SER MÃE MATERNIDADE

Posição muito comum em crianças, especialmente entre um e seis anos de idade, o sentar em W ocorre quando os pequenos se sentam colocando os joelhos dobrados para frente e as pernas para os lados. Para eles, é confortável, porém nada positivo para o corpo.




Stella, minha filha mais nova, nasceu com 51 centímetros e as pernas e os pés ligeiramente tortos, de acordo com a posição gestacional. Sei que os ossos inicialmente são bem flexíveis e que normalmente vão se organizando com o passar do tempo, porém, eu questionei os médicos.


Eles me disseram que aproximadamente dois anos era para voltar ao ortopedista e foi exatamente o que eu fiz, (só não consegui esperar até os dois anos, coisas de mãe).

Me incomodava os pés serem voltados para dentro e as passadas serem um pouquinho "descontroladas", porém os médicos me acalmaram dizendo que minha filha é bastante flexível e que com o tempo e sem chinelos de dedos ela ficaria muito bem! Ufaaaa!


Mas me disse algo que TODAS AS MAMÃES e papais precisam ficar ligadas (os)...




A estrutura óssea de uma criança não está totalmente desenvolvida e o esqueleto é mais flexível do que o dos adultos, como já mencionei.

Para que a criança sente desse jeito, ela deve conseguir rodar os quadris para dentro e angular os tornozelos para fora é confortável, porém não é positivo sentar-se em w.

Esses movimentos devem, em condições normais, serem reduzidos com o passar do tempo, devido à própria maturidade esquelética, mas vale ficar de olho e sempre levar com que a criança sente de outra forma.


Quais os riscos de sentar em W?


Entenda que se a criança permanecer com o hábito de sentar desta forma, em W, há um tendência a manter os quadris mais rodados internamente, causando alterações na postura e na marcha.

Essa postura compromete todo o corpo, e caso você perceba que o sentar em W é uma posição frequente entre os filhos, devem leva-lo ao ortopedista pediátrico que irá avaliar possíveis alterações motoras que levam a criança a se sentar desta forma, em W.


O ortopedista pediátrico irá instruir da melhor forma os pais/responsáveis para monitorar os hábitos e conscientiza-los para que alertem seus filhos quando notarem que estão sentados em W.

Não é difícil convence-los, mas precisamos ficar sempre atentos.


Se há dor ou prejuízo funcional, algumas terapias de alongamento, fortalecimento e enfaixamento podem ser indicados pelo ortopedista infantil para melhorar estes hábitos.

Qualquer instrução devem ser dada pelo profissional adequado. Você já percebeu essa forma de se sentar em seus pequenos?





Recent Posts

See All

Comentarios


  • YouTube ícone social
  • Facebook ícone social
  • Instagram

POSITIVO, E AGORA?!!!

Sim, agora você é mãe e precisa resolver milhões de coisas antes da chegada do bebê. Quartinho, mala, ENXOVAL, tudo antes do tempo. Claro que de forma completa, mas barata! 

Não fique de fora e conheça o e-book que já ajudou inúmeras mulheres a se organizar... Não fique de fora, clique e receba já o seu!

Encontre-nos nas redes sociais

bottom of page