top of page

Como preparar meu filho (a) para a chegada do irmão (ã)?

Writer's picture: APRENDER  A SER MÃE MATERNIDADEAPRENDER A SER MÃE MATERNIDADE

Ela inicialmente gostou muito da ideia de ter uma irmã... Mas não durou muito.


Minha filha se recusava dormir perto de mim, não queria meu colo, ela sonhava que o bebê tinha ido para outra família, nada que eu fazia estava bom... Eu experimentei na pele esse "desespero" e para falar a verdade, foi preciso usar várias ferramentas e estratégias para que esse relacionamento ficar tranquilo (mas ainda hoje preciso reafirmar o amor imenso que tenho por cada uma, individualmente).




Nós adultos entendemos que a emoção pode ser definida como uma reação neural a determinadas situações e eventos, que desencadeiam diversas reações corporais.


As principais emoções apontadas pela maioria dos estudiosos são a tristeza, a ira, o medo, o prazer, o amor, a surpresa, o nojo e a vergonha. Alguns teóricos defendem a existência de grupos de emoções relacionadas entre si, constituindo “famílias”, por exemplo, a emoção de vergonha poderia incluir culpa, remorso, arrependimento e contrição, dentre outras.

Bom, mas você não precisa ficar "neurado" nessa parte teórica, você precisa entender que se para nós é algo que precisa ser aprendido todos os dias a educação emocional, imaginem para as crianças?





O tempo com as crianças é importante, (com ou sem um irmãozinho a vista), então passe esse tempo com qualidade e muito afeto.

Faça passeios em um parque, faça jogos, veja vídeos que vocês se interessam. Coma em um lugar que ele mais gosta, converse sobre o que ele acha, OUÇA MAIS do que fale, é importante desenvolver a escuta ativa!




Leve-o para fazer compras para o bebê e o deixe escolher alguns itens. Pergunte o que ele (a) gostaria que o irmão (a) tivesse que ele (a) teve.


Embrulhe em um papel de presente bonito com a ajuda da criança e diga que a criança receberá assim que nascer.


Pequenas coisas vão aproximando seu filho do próximo.



A escuta ativa é uma das técnicas mais utilizadas durante a medição e uma das ferramentas mais importantes na comunicação e no entendimento. Consiste em escutar atentamente a pessoa, no caso sua criança, sem interromper e sem julgar não só com os ouvidos, mas com todos os sentidos em alerta.


Desta forma você consegue entender o que a criança está sentindo para fazer com que ele se sinta confortável, segura e amada.



Não podemos descartar ou anular os nossos sentimentos neste momento de milhões de acontecimentos, então, a melhor opção é dividir com a pessoa amada. Com seu grupo de apoio essa responsabilidade que é ter um bebê e já ser mãe de outro (já que nossos filhos nunca crescem).




Faça reunião de família para mostrar as fotos do seu filho (a), contar sobre como foi o dia do nascimento, como foi os primeiros passos, uma viagem em família...




Seu marido, companheiro, namorado (a) vai estar a todo momento com você para compor esse estado diferente em que a criança pode tentar se apoiar no outro como forma de compensação.


Algumas crianças podem se comportar de forma imatura, podem regredir, apresentar momentos de agressividade e até um pouco tristes. Fiquem atentos.






Um ótimo momento para fazer a árvore da família. Não faça muito grande onde a criança se perca em familiares que ela não conheça, mas com avós e bisavós se ela conhece e ainda estão presentes.









Converse sobre a importância da família e sejam muito felizes!!!

Caso se sinta ainda muito desconfortável com o que seu filho se expressa converse com um profissional que possa de ajudar neste momento.

Psicopedagogo, psicólogo e educador parental são profissionais que te ajudaram bastante com ferramentas neste momento de mudança.





Conheça nosso e-book GRATUITO - Enxoval completo e econômico... Vale a pena conferir!






Recent Posts

See All

Comments


  • YouTube ícone social
  • Facebook ícone social
  • Instagram

POSITIVO, E AGORA?!!!

Sim, agora você é mãe e precisa resolver milhões de coisas antes da chegada do bebê. Quartinho, mala, ENXOVAL, tudo antes do tempo. Claro que de forma completa, mas barata! 

Não fique de fora e conheça o e-book que já ajudou inúmeras mulheres a se organizar... Não fique de fora, clique e receba já o seu!

Encontre-nos nas redes sociais

bottom of page