top of page

Cólica no Início da Gravidez é normal? Principais causas

Writer's picture: APRENDER  A SER MÃE MATERNIDADEAPRENDER A SER MÃE MATERNIDADE

Updated: Aug 23, 2021

O corpo da mulher está passando por um momento muito diferente do que ela está acostumada e cólica é uma das coisas que normalmente a mulher sente no período mestrual, mas e na gravidez, é normal?

Quando a gravidez acontece pela primeira vez as mamães de primeira viagem tem medo de absolutamente tudo, pois sempre tem aquele fantasma da perda. Mas vamos ver aqui o que é normal e o que foge da realidade de uma gravidez saldável. Fiquem atentas.


"Sinto cólicas, mas eu não sei se é normal ou se preciso procurar um médico."

Quem mamãe nunca pensou isso? Bom, segundo os médicos as cólicas são normais, desde que não sejam constantes e fortes. Já se as cólicas se tornam corriqueiras e fortes, é importante relatar o fato ao obstetra que faz o seu acompanhamento pré-natal. Não tenha vergonha de perguntar qualquer coisa, o/a profissional está lá para exclarecer todas as suas dúvidas.

O primeiro e o terceiro trimestre da gravidez são a época mais sujeita a cólicas.


Quando é a primeira gestação, sabemos que o útero está crescendo e para que caiba o seu bebê é necessário que o corpo precise passar por um processo, e nesse momento aocrre as cólicas, um pequeno incomodo.


O aborto espontâneo

O aborto espontâneo pode acontecer no início da gravidez devido a várias situações, e nem sempre os médicos podem identificar, apenas ter ideia do que tenha acontecido.

Excesso de atividade física, uso de medicamentos, de determinados chás, infecções, traumatismos e pela má formação do feto, que segundo os médicos é a maior probabilidade.

Atenção mamães, o aborto não é necessariamente culpa das mulheres, como dissemos anteriormente, o corpo pode rejeitar o feto que possivelmente tem síndromes, má formação e outros. Não se culpem.

Outras possíveis causas de cólicas durante a gestação são viroses, intoxicações alimentares, apendicite ou infecções urinárias, sendo recomendado ir ao médico assim que surgirem as primeiras dores.

Caso você sinta cólicas após 37 semana de gestação, que possuem intensidade progressiva e se tornam mais constantes ao longo do tempo podem ser indicativas de trabalho de parto. No seu acompanhamento diga o que sente e com que qual regularidade, para que seus médico saiba o que está acontecendo com você e o bebê, já que os primeiros e últimos trimestres são os mais preocupantes.


Procure um profissional se achar necessário, não tenha dúvidas guardadas em sua cabeça, pois isso pode contribuir com a cólica constante.

Nunca deixe para última, não se automedique! Cólicas podem ser coisa corriqueira ou coisa grave. Fiquem atentas ao seu corpo.


Tente ficar calma, fazer repouso, meditação, ouvir uma música calma... Consulte seu médico caso ache necessário.


Ainda tem dúvidas em relação a Amamentação? Do benefício para seu bebê, para você?




Recent Posts

See All

Comments


  • YouTube ícone social
  • Facebook ícone social
  • Instagram

POSITIVO, E AGORA?!!!

Sim, agora você é mãe e precisa resolver milhões de coisas antes da chegada do bebê. Quartinho, mala, ENXOVAL, tudo antes do tempo. Claro que de forma completa, mas barata! 

Não fique de fora e conheça o e-book que já ajudou inúmeras mulheres a se organizar... Não fique de fora, clique e receba já o seu!

Encontre-nos nas redes sociais

bottom of page