top of page

Diástase abdominal: Pós parto

Sempre ouvi as mulheres temerosas com o parto, porém existem muitas mulheres com uma "dor" no após o parto, que é a temida DIÁSTASE.

E você sabe o que é a diástase?

E essa condição não é acometida apenas por mulheres anônimas, Sandy declarou que sofre com a barriguinha saliente.



O que é Diástase?

A diástase abdominal é o afastamento dos músculos abdominais e do tecido conjuntivo que geralmente acontece durante a gravidez, normalmente é a principal causa de flacidez abdominal e dor lombar das mulheres no pós-parto.

A diástase também pode acontecer fora da gravidez, um exemplo, é em pessoas que levantam objetos muito pesados numa postura incorreta.

Esse afastamento pode chegar a 10 cm de distância e se deve a fraqueza do músculo abdominal, que fica muito esticado devido ao crescimento da barriga durante a gravidez. Por si só esse parte não volta somente com o exercício físico, mas é importantíssimo que se faça.

O tratamento para corrigir a diástase abdominal pode ser feito com exercícios, fisioterapia ou, em último caso, cirurgia (abdominoplastia), no caso do afastamento ser maior que 5 cm e os exercícios não foram eficazes para corrigir a situação.


Abdominoplastia

A cirurgia de abdominoplastia permite eliminar o excesso de pele e gordura do abdómen, reforçar os seus músculos. Retiram por excesso de pele, e de gordura e em muitos casos por enfraquecimento do componente muscular da parede abdominal, neste caso, a diástase.



Como saber se eu tenho diástase abdominal?

Perceba seu corpo, se toque, observe. Se você notar que depois do parto a região abaixo do umbigo está muito mole e flácida ou observar uma protuberância no abdômen ao levar algum peso, agachar ou tossir, por exemplo, possivelmente você esteja com diástase abdominal. (busque resposta com o profissional da saúde).


O que você para saber se tenho diástase abdominal

  • Deite em um local reto e de barriga para cima, com os dedos pressione o indicador e médio cerca de 2 cm acima e abaixo do umbigo;

  • Contraia o abdômen, como se você fosse realizar um exercício abdominal;

  • Se os dedos afundar muito, pode ser que tenha, mas o que você realmente precisa é...

  • Procurar o profissional que te confirme essa condição!

Entenda que o normal é que ao contrair o abdômen, seus dedos devem saltar um pouco para cima, mas em caso de diástase os dedos não se movem.

Existem algumas situações que favorecem o desenvolvimento da diástase abdominal nas mulheres, e essas são:


  • ter mais de uma gestação

  • uma gravidez gemelar

  • dar à luz um bebê com o peso superior a 4 kg

  • ter idade superior a 35 anos

  • não exercitar a região, tendo fraqueza dos músculos abdominais


A cura total dessa condição se faz com a cirurgia, que é indicado no último caso.

Mas as mulheres podem ter uma postura ereta quando estiver sentada ou de pé, lembrar sempre de contrair a musculatura abdominal. Procurar um especialista para indicar atividades físicas e diagnosticar o tipo certo que você tem.


Procure se cuidar, existem coisas que só você pode fazer para ser muito mais feliz...



Conte para nós se você percebeu a diástase e o que faz para melhorar... Siga-nos no instagram!



Comments


  • YouTube ícone social
  • Facebook ícone social
  • Instagram

POSITIVO, E AGORA?!!!

Sim, agora você é mãe e precisa resolver milhões de coisas antes da chegada do bebê. Quartinho, mala, ENXOVAL, tudo antes do tempo. Claro que de forma completa, mas barata! 

Não fique de fora e conheça o e-book que já ajudou inúmeras mulheres a se organizar... Não fique de fora, clique e receba já o seu!

Encontre-nos nas redes sociais

bottom of page