top of page

Eu não estou conseguindo engravidar, e agora? E estou ovulando...

Writer's picture: APRENDER  A SER MÃE MATERNIDADEAPRENDER A SER MÃE MATERNIDADE

Updated: Aug 26, 2021

Ovular e não engravidar pode ser frustrante, porém, o ato fisiológico de ovular apenas não garante a gravidez. Você sabe que temos ciclos ovulatórios quase todos os ciclos menstruais, certo? Agora, pense comigo se você todas as vezes que ovulasse, engravidasse? Que loucura seria, não é mesmo?!! Porém, a mãe natureza arrumou um jeito de fazer com que a procriação seja lenta, gradual e de boa qualidade.

O corpo e também as circunstâncias ao redor da situação podem interferir.


Você sabe o que impede a gravidez mesmo se você ovular?


Entenda o ritmo em que a ovulação acontece. Bom, nós já nascemos com uma reserva pronta, 2 ovários repletos de óvulos desde o útero da nossa mãe.

O sinal de que os hormônios estão no nível satisfatório para a ovulação é quando mestruamos pela primeira vez, já temos maturidade reprodutiva.


Para não haver uma sobrecarga ovulatória, o organismo das mulheres alterna o lado da ovulação a cada ciclo, ora ovulando do lado esquerdo, ora do lado direito. Porém, é claro que em um ciclo ou outro há estimulação simultânea em ambos os lados, principalmente quando algum tipo de indução por medicamentos acontece – daí há possibilidade de uma gestação gemelar. Mas, naturalmente, o que prevalece é esta alternância.

Devemos lembrar que a chance de uma gravidez acontecer é menor a cada ciclo, mesmo para uma mulher jovem, mesmo com saúde perfeita tem somente 27% de chances de engravidar em um ciclo ovulatórios.


Mulheres com idade mais “avançada” tem cada vez menos chances de engravidar, com 40 anos a mulher tem aproximadamente cerca de 20% de chances.


Há fatores internos femininos como, problemas como trompas obstruídas ou com aderência. Nestes casos, a mulher pode ovular, ter o óvulo capturado pelas trompas, mas não teria muitas chances para engravidar. O óvulo ficará em um lugar onde os espermatozoides não conseguiriam passar durante o processo de busca ao óvulo.


Existe a possibilidade da não fecundação. Nem sempre que há ovulação e relação, obrigatoriamente, acontece a fecundação. Mesmo que o dia fértil seja cercado pelos espermatozoides, eles podem não conseguir penetrar a película do óvulo ou mesmo conseguir ultrapassar os obstáculos que enfrentam dentro do corpo feminino durante a jornada da fertilidade.

Ovários policísticos e outras doenças.


Pense também que podem acontecer diversos imprevistos durante o percurso da fertilidade. O primeiro de todos é quando a mulher ovula e não tem relações nos dias férteis: o período fértil.

Mulheres, o óvulo fica disponível apenas 12 a 24 horas na trompa à espera do espermatozoide. Se não houver relação sexual neste período, a gravidez não acontece.


Quero engravidar, o que posso fazer?


Procure se informar, sempre fuja do achismo, procure informações sempre que possível, mas não de uma amiga que "tem uma amiga da vizinha que conhece uma pessoa que é colega de outra que passou por algo parecido" e mandou uma mensagem no Zap. FUJA DISSO!!!


Saber sobre seu corpo é importantíssimo, saber seus ciclos, saber quando estará fértil, conhecer a si mesma é o caminho para a realização do seu sonho de ser mãe.


Para quem está tentando engravidar e quer dar uma forcinha para a natureza, e para a ovulação ocorrer e com óvulos saudáveis, a ingestão de vitaminas , alimentar-se bem e outros.


Uma forma de ajudar os espermatozoides a chegarem aos óvulos com maior facilidade é utilizando lubrificantes apropriados para quem quer engravidar, que fazem o papel do muco fértil e ainda ajudam na mobilidade para que cheguem com maior facilidade até o óvulo.

Mulheres, não carregue a culpa do mundo em seus ombros, homens podem não ter o sêmen de boa qualidade como pensam, mesmo que já tenham filhos. Por isso, é importante fazer o espermograma para ser avaliado. Seu médico pode ajudar a entender melhor.


Nenhum dos dois (homem e mulher) é mais responsável pela fertilidade que o outro!

Outra possibilidade em ovular e não engravidar é a seleção natural, que é um fator recorrente em casais em idade fértil. Ás vezes a mulher nem se dá conta que ovulou e houve a fecundação, porque a fecundação só seria promissora se houver a nidação (que é a implantação no útero).

A possibilidade de nidação, porém sem sucesso existe, não se assustem.


Pode haver algum problema com o óvulo ou com espermatozoide e formar um bebê com propensão a ter algum tipo de má formação. Nestes casos, o organismo reage sabiamente impedindo a evolução da gravidez e interrompe o quanto antes para não haver maiores danos ao organismo (e psicológico) materno. Quando evolui um pouco mais o organismo expele nos primeiros três meses de gestação com o aborto espontâneo (ainda vamos falar isso por aqui).

Eu, particularmente tive dois abortos e fiquei bastante fragilizada, mas busquei por informações e uma ótima ginecologista que me orientou muito bem. Atualmente tenho duas meninas fantásticas (quatro anos e outra de um ano).


Procure conhecer melhor seu corpo para que não haja dúvidas quando a gravidez acontecer. Siga-nos, converse conosco tenha algum tema que queira ver por aqui. Mande mensagens pelo Instagram, no Direct, no email!

É muito importante conversar com seu médico para verificar a situação das trompas, fertilidade masculina, se você tenta há muito tempo engravidar sem sucesso.



Já você mamãe que conseguiu ser mãe e tem dúvidas em como amamentar tenho certeza que você precisa conhecer o nosso e-book AMANENTAÇÃO SEM DÚVIDAS








Recent Posts

See All

Comments


  • YouTube ícone social
  • Facebook ícone social
  • Instagram

POSITIVO, E AGORA?!!!

Sim, agora você é mãe e precisa resolver milhões de coisas antes da chegada do bebê. Quartinho, mala, ENXOVAL, tudo antes do tempo. Claro que de forma completa, mas barata! 

Não fique de fora e conheça o e-book que já ajudou inúmeras mulheres a se organizar... Não fique de fora, clique e receba já o seu!

Encontre-nos nas redes sociais

bottom of page