Quantas mamães não passaram a noite desesperadas com suas crianças reclamando de dificuldade de respirar, dores na garganta, tosse, coriza... Todas essas coisas durante a madrugada, claro. Com esse tempo em que normalmente é época de gripe, refriado, alergia, porém temos a presença do assustador coronavírus. E ficamos imaginando se seria qual desses monstrinhos. Bom, eu fui uma dessas mães, que estava com um pingo de medo. E não é para menos, não é mesmo?
Vamos ver abaixo as diferenças, mesmo que sejam bem parecidas.
![](https://static.wixstatic.com/media/403d94_5361beb34b4f46aca4c02311c6ced584~mv2.png/v1/fill/w_980,h_980,al_c,q_90,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/403d94_5361beb34b4f46aca4c02311c6ced584~mv2.png)
O coronavírus (Covid-19) tem sintomas semelhantes a outras síndromes como resfriado e gripe. Por isso, é muito fácil ocorrer uma confusão em relação à condição do paciente, o que pode gerar problemas, minimizando um cuidado necessário à prevenção contra a pandemia que assola o mundo e o Brasil. Então, a orientação principal é: se está com sintomas de gripe ou resfriado, fique em casa. O isolamento social domiciliar é a medida mais importante a ser tomada no momento inicial.
Qual a diferença entre gripe, resfriado e COVID-19?
As três doenças são causadas por vírus e transmitidas da mesma forma: por gotículas de secreções respiratórias de uma pessoa infectada. Os agentes causadores, entretanto, são distintos: a gripe é provocada pelos vírus da família influenza; o resfriado, por rinovírus, adenovírus e parainfluenza, entre outros; e a COVID-19 pelo Sars-CoV-2, da família dos coronavírus.
Sim, eu sei que para nós, reles mortais isso é bem complexo, porém, precisamos entender quais são os sintomas... e vamos ver a seguir.
E quais são os sintomas mais comuns dessas doenças?
A tosse, dor de garganta, mal-estar, dores no corpo e cansaço. Nem sempre esses sintomas surgem em todos os quadros, porém são os mais comuns e difíceis de diferenciar no início da infecção, então, fiquem atentos.
O que ajuda a distinguir essas doenças?
A doença em sempre se manifesta de forma igual, mas geralmente a evolução do quadro sinaliza bem:
Gripe: é aguda, surge de um dia para outro com sintomas fortes, como febre alta e intenso mal-estar.
Resfriado: a evolução é lenta e os sintomas são mais leves, como uma febre baixa por exemplo. Costuma melhorar em poucos dias.
COVID-19: a evolução é gradual, com quadro agravado após o 8º dia, quando há complicações. É importante perceber a falta de paladar, comum em pessoas com COVID-19, mas rara nos demais casos.
Os especialistas também recomendam que, sempre que for possível, as demais pessoas evitem sair e, não fiquem em locais cheios e fechados.
Fiquem ligados, tanto no caso de coronavírus, como da gripe comum, geralmente ocorrem febre, tosse e fadiga, podendo confundir o diagnóstico.
Faça a sua parte. Fique em casa o maior tempo possível e mantenha a tranquilidade, adotando as medidas preventivas recomendadas. Com esses cuidados e em comunidade vamos superar esse difícil desafio.
Caso tenha alguns sintomas de forma que mereça ser observada busque ajuda, mas vá tomando todas as medidas de proteção para você e as pessoas ao seu redor. A sua consciência pode salvar vidas.
Confie na ciência, nas informações técnicas e faça a sua parte!
VIVA O SUS!
Comments