A criança tira toda a roupa, arranca a fralda e sai correndo pela casa toda peladinha, quem está em volta acha graça e conta para todo mundo, você também acha bonitinho. Os primos irmãos sai correndo atrás fazendo a maior festa, mas quando acontece todo santo dia, pode ser que você comece a se perguntar se é normal gostar tanto assim de ficar sem roupa. E quando o episódio acontece à noite, na cama, com a fralda suja, a coisa fica pior ainda! Eu diria DESESPERADOR!!!
Mas relaxe, especialistas afirmam que não há motivo de preocupação. Existem razões desse comportamento é que a criança quer gosta de mostrar que é independente e pode tomar decisões diferentes das oferecidas.
Quer mostrar para a mãe que consegue tirar e talvez colocar as roupas que estão em seu corpo ou aquela roupa que ela adora.
Stella está exatamente nesta fase. Eu faço tudo para que minhas filhas sejam independentes e autônomas, ensino desde muito cedo tudo que posso para que elas precisem menos de mim e sejam mais confiantes e trocar a roupa é algo que acho importante.
Certo dia, depois do banho fui colocar o pijama, ela viu a irmã de cinco anos escolhendo, organizando e colocando quis fazer o mesmo, porém, quando a irmã terminou foi ajudá-la e então surgiu os gritos e as lágrimas.
Ela não queria de forma alguma deixar que alguém a ajudasse ficou muito brava, muito mesmo.
Deixei que todo aquele desconformo acabasse e ofereci minha ajuda, "olha, parabéns, você está quase conseguindo vestir a blusa, só faltou um braço! Que linda e esperta você é!!! A mamãe pode ajudar você com o braço?" e ela deixou. Neste mecanismo ela já entendeu como tirar e colocar a blusa e lá se foi a menininha vestida e que precisava de mim para tirar a roupa.
A criança é naturalmente exibicionista nessa fase, quer ser dona de si e vai fazer isso provocando os pais com um bumbum de fora.
Uma DICA é você permitir um horário ou uma situação em que ela tenha a chance de ficar pelada sem causar situações adversas.
![](https://static.wixstatic.com/media/403d94_21bc578d3338437ea176dca2ce3719cc~mv2.png/v1/fill/w_980,h_980,al_c,q_90,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/403d94_21bc578d3338437ea176dca2ce3719cc~mv2.png)
Antes do banho, por exemplo, você pode propor que ela dê uma corrida pela casa sem roupa. E vou dizer uma coisa que você vai adorar... Esse é o melhor momento para o desfralde. Perceba se o seu filho (a) fica muito tempo sem sujar a fralda, se ela pede para tirar, se ela pede para ir ao banheiro entre outros. Muitas vezes é a própria criança que mostra que está na hora de partir para o penico ou vaso sanitário, porque fica incomodada com a fralda. É o que está acontecendo com a minha pequena (um ano e oito meses).
Temos um artigo com mais dicas aqui.
![](https://static.wixstatic.com/media/403d94_77910889130d4807b9ac9f03cf6446f5~mv2.png/v1/fill/w_980,h_980,al_c,q_90,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/403d94_77910889130d4807b9ac9f03cf6446f5~mv2.png)
Vestir uma cueca ou calcinha por cima da fralda de dia e na hora de dormir para ir acostumando com poucas roupas, porém não totalmente sem roupas.
Deixar a criança ficar só de fralda durante o dia. Se você está iniciando o desfralde esse é o melhor momento!
Caso não quer que a criança retire a fralda uma dica boa (mas não dura muito tempo) é colocar a fralda descartável de trás para a frente, com as fitas que fecham viradas para as costas.
Com cuidado passe fita adesiva na volta toda da fralda, com cuidado para não apertar. (Já usei essa tática em uma criança que estava com diarreia, mas se recusava a usar a fralda.)
Coloque macacões inteiriços na criança, dê preferência para os que tiverem zíper ou botões, se necessário virá-los para trás.
Quando comecei a escrever para vocês a minha ideia inicial era falar que é normal esse momento, essa fase da criança, mas o meu lado montessoriano já deseja que a criança seja liberta de outra pessoa, que ela tenha seus conhecimentos ampliados.
Não é egoísmo a mãe querer que o filho faça tudo sozinho, é querer que a criança seja um adulto que saiba se resolver sozinho, que seja um homem ou uma mulher que consiga tomar suas próprias decisões a partir de suas vivências.
Olha mamães e papais que estão lendo, não tem nada demais a criança ficar sem roupa, mas precisamos tomar alguns cuidados por causa dos nossos corpos com questão de higiene, com questão de abuso, sim abuso...
Também é interessante ir explicando à criança que vestimos roupas na frente de outras pessoas, a questão de não permitir que toquem em seus corpos e sempre que saímos de casa é necessário usar roupas.
De qualquer modo, você pode ficar tranquila, esta é uma fase normal dessa fase inicial da infância e que vai passar.
Se te incomoda bastante é melhor não valorizar demais a situação porque isso pode fazer com que a criança acabe tendo vergonha do próprio corpo, não se conhecer, não se valorizar, realmente não é bom. Também tem criança que tem a o desejo desafiador que quer ainda mais essa travessura e vai correr pelada por aí.
Caso a situação esteja difícil de administrar, sempre é recomendável conversar com o pediatra, psicopedagoga, educadora parental.
Aproveite para ler sobre o momento de desfraldar a criança e acompanhe sempre a gente por aqui... Se tiver alguma dúvida me envie mensagem no direct do Instagram.
@aprenderasermae
Comments