Sentir-se cansado(a) é normal e faz parte da vida agitada dos pais e mães, principalmente atualmente, levando em consideração o momento de tensão coletiva devido à pandemia de Covid-19 e suas variantes, o isolamento social flexionado e retorno à vida "normal" e o medo.
Tudo isso vai levando a sensação de cansaço constante, gerando estresse, desmotivação e problemas no cotidiano. E sabemos sobre as causas e consequências dessa exaustão. O caminho que leva direto à saúde mental desequilibrada, a um distúrbio psíquico.
![](https://static.wixstatic.com/media/403d94_a4e7f299aa914730afa8d064c7a8345c~mv2.png/v1/fill/w_980,h_980,al_c,q_90,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/403d94_a4e7f299aa914730afa8d064c7a8345c~mv2.png)
E você, já ouviu falar em Síndrome de Burnout?
Em inglês, burnout significa exaustão, depressão, fadiga. Conhecida também como síndrome do esgotamento profissional, a Síndrome de Burnout é um distúrbio psíquico marcado pela sensação de exaustão, tensão emocional e estresse crônico gerados pela dedicação excessiva ao trabalho.
Podemos dizer que é quando um trabalhador passa por um estado de estresse tão grande que não aguenta a pressão e “buga”.
Muitas vezes, é necessário até um afastamento do trabalho e/ou licença médica. Infelizmente passei por esse estresse e foi algo terrível, eu cheguei a um ponto que apaguei.
![](https://static.wixstatic.com/media/403d94_09607795b67b45c58a1677139e8e1aec~mv2.png/v1/fill/w_980,h_980,al_c,q_90,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/403d94_09607795b67b45c58a1677139e8e1aec~mv2.png)
Acredita-se que as pessoas que, geralmente, tendem a passar por este quadro psíquico são os profissionais mais dedicados e perfeccionistas, que exigem demais de si mesmos para alcançar seus objetivos, que trabalham por horas a fio e/ou aqueles que estão passando por cobrança excessiva no ambiente de trabalho.
Mommy Burnout: a síndrome que vem esgotando as mães
Fazendo uma analogia com a síndrome do esgotamento profissional, o termo Mommy Burnout se referir à exaustão e estresse crônicos de mães sobrecarregadas em sua rotina materna.
É natural sentir-se cansada, desde que a exaustão não vire algo constante, atrapalhando as demais atividades e fazendo com que você perca seu interesse e motivação por coisas que antes sentia prazer em fazer.
A síndrome acontece mais comumente com mães que se cobram demais para atingir uma expectativa irreal de “maternidade perfeita”
O que temos que entender é que é totalmente impossível ser uma mãe 100% em tudo o tempo todo. A ideia de perfeição coloca em seus tornozelos o esgotamento constante, a irritabilidade, falta de interesse, desmotivação e propósito, a falta de prazer no cuidado com os pequenos e pequenas, de si mesma. E tudo isso vem os pensamentos negativos frequentes.
É preciso atenção à intensidade e frequência desses sentimentos para saber quando é o momento de buscar ajuda profissional.
3 Dicas para aliviar o estresse e a pressão da maternidade
Existem algumas formas de tornar a rotina um pouco mais leve e prazerosa, para que o lado bom da maternidade possa sempre superar qualquer eventualidade do cotidiano. Se abra para essas possibilidades, talvez Mommy Burnout vai passar longe de você:
1. Peça e aceite ajuda.
Divida as tarefas da casa e os cuidados dos filhos com o companheiro e sempre conte com a ajuda de familiares e amigos de confiança. Você é maravilhosa como mãe, porém não é perfeita!
2. Tenha um momento seu! Sem filhos, sem marido (se preferir)
É legal dividir com as amigas coisas sobre a maternidade, porém é bom fugir um pouco dessa rotina verbal. Saia com suas amigas de vez em quando, tomar um café, conversar sobre dietas, moda, tomar uma cerveja, vá a um bar e jogar conversa fora, rir das coisas que vocês faziam antes e fazer novos planos...
Sair com o marido também é bem legal. Conhecer um bar novo, esticar para algo mais íntimo.
3. Uma pausa
Em qualquer trabalho temos no mínimo 15 minutos de descanso. Você precisa tirar pelo menos 30 minutos para tomar um bom banho (sem os filhos chorando dentro do banheiro), ler alguns capítulos do seu livro novo, fazer exercícios físicos, ouvir música ou ficar sozinha e em silêncio.
Ter apoio é o sonho de todas as mães e nem sempre é possível, mas tente fazer algumas dessas dicas. Aproveite as outras pessoas que podem dar uma olhadinha no pequeno vez ou outra e use o tempo para você. Você não vai morrer se seu filho ficar com a avó por duas horas. Tente relaxar...
Comments