Pesquisam revelam que após o parto, o cérebro da mulher cresce e adquire maior plasticidade. Mas demonstrou que em casais com dois pais também, acontece o mesmo com o cuidador principal.
Em pais que passaram pelo processo de adoção também desenvolveram seus cérebros. Entenda melhor sobre o assunto...
Os corpos das mulheres passam por inúmeras modificações durante toda a vida, mas em tempo gestacional, com os hormônios, isso multiplica.
Não era sabido que ter filhos modifica a estrutura do cérebro, mas com estudos que por consequência dos cuidados com o filho, essas mudanças acontecem.
A jornalista científica da BBC Melissa Hogenboom entrevistou diversas especialistas que estudavam os efeitos de ter filhos sobre o cérebro e descobriu que
"As drásticas alterações dos níveis hormonais durante a gravidez influenciam o cérebro da mulher"
Segundo Pilyoung Kim, professora de psicologia da Universidade de Denver, nos Estados Unidos, as alterações de hormônios estão diretamente ligadas ao fenômeno experimentado pelas novas mamães e pais, além de cuidadores.
Mas especialistas ainda não se pode afirmar que essas alterações irão durar durante toda a vida, ou apenas no período em que haverá essa preocupação com a nova vida a ser cuidada, desenvolvida e que precisa regularmente de atenção.
A neuroplasticidade, também pode ser conhecida como plasticidade neuronal ou plasticidade cerebral, e está relacionada à possibilidade do sistema nervoso em modificar-se e preparar a sua estrutura funcional ao passo que amplifica as suas funções neuronais, quando sujeito é exposto a novas experiências. Simplificando, o cérebro se adapta facilmente para melhor atender as necessidades.
Outros estudos indicavam que toda essa transformação acontecia somente na infância, entretanto já é sabido que outras partes do cérebro podem manter-se plenamente “plásticas” por mais tempo, até mesmo ao atingir a vida adulta.
Felizmente os pesquisadores afirmam que continuarão os estudos a respeito das modificações a longo prazo oriundos da maternidade.
"Quando eu estava grávida era muito esquecida e tinha muita dificuldade em me concentrar, me sentia um pouco mais devagar"
A neurocientista Ann-Marie de Lange, do hospital universitário de Lausanne, na Suíça, explica que não se trata de um mito. Segundo ela, "muitas mulheres sentem que suas funções mentais não são tão boas durante esse período e que sua memória diminui".
De Lange sugere que o motivo dessa percepção no momento em que o cérebro está aumentando de tamanho "seja talvez porque, durante esse período, o cérebro está se modificando para começar a focar em outra coisa. Existem estudos que demonstram que essas mudanças estão relacionadas a comportamentos maternos, como o apego ao bebê".
A plasticidade cerebral (ou neuroplasticidade) é o processo segundo o qual o nosso cérebro reorganiza e modifica sua rede de neurônios, em resposta a mudanças ou fatores internos ou externos.
O novo transforma o cérebro, indiferente de quem seja, então, podemos dizer que o parental é fantástico, e o cérebro é FANTÁSTICO!!!
Comente aqui o que você pensa sobre isso...
Comentários