Já ouvi dizer que parto humanizado é quando não se sofre violência obstétrica, quando o bebê não nasce por cesárea, mas as coisas não são exatamente por aí. Veja abaixo os mitos sobre o assunto.
Para iniciarmos nossa conversa, o parto humanizado não é o oposto de uma cesariana. Aliás, o nascimento por métodos naturais também pode ser extremamente desumano em algumas situações.
Parto humanizado, deve ser normal
![](https://static.wixstatic.com/media/403d94_49bd6d646fe64474a074ef65858de32a~mv2.jpg/v1/fill/w_679,h_564,al_c,q_85,enc_auto/403d94_49bd6d646fe64474a074ef65858de32a~mv2.jpg)
MITO - O parto humanizado preconiza, se faz necessário a segurança da criança e da mãe. Quando ela está ameaçada, devemos optar pela cesárea.
A cesárea não pode ser humanizada
MITO. O conceito de parto humanizado está muito ligado ao método normal. Mas, se isso realmente não é verdade. O que pode ser discutido com o seu médico é como fazer desse momento algo mais íntimo. A apresentação do desejo, o comprometimento com o parto deve ser discutido e sim, realizado em um parto cesáreo.
A mulher não tem direito à anestesia no parto humanizado
MITO. Não é motivo para morrer de dor quando escolhemos o parto humanizado, não faria jus ao próprio nome. A mulher pode receber remédios específicos para amenizar a dor quando desejar, porém o que a equipe tem como foco são as técnicas não-farmacológicas antes de partir para a analgesia tradicional.
A recuperação do parto humanizado é mais rápida
VERDADE. Cesária é uma cirurgia, e não é tão simples. Por esse motivo exige um tempo de reabilitação maior. Contudo, o parto humanizado (normal) também traz mais rapidez nesse processo.
O parto humanizado é um direito da mulher
VERDADE (Teoricamente). Ele é preconizado pelo Ministério da Saúde, que tem diretrizes sobre o tema. Além disso, vários estados possuem legislações próprias que garantem o acesso ao parto humanizado na rede pública. São Paulo, Amazonas, Ceará, Alagoas, Rio de Janeiro e Goiás estão entre eles.
Eu tive dois partos normais, um deles no olho da pandemia. O meu primeiro parto foi muito tranquilo, tive contato com duas doulas, banheiro com água quente, massagens, e muita atenção. Mas o meu segundo parto tive pouco acesso a todas essas coisas por causa do momento. Senti muita falta desse acolhimento.
Kommentare