Eu estava conversando com alguns amigos, entre eles estavam 3 mulheres que não sabiam o que significava o termo Pobreza Mestrual, e você, sabe o que significa? Tem ideia de alguém que sofra com isso? Então, vamos lá!
![](https://static.wixstatic.com/media/759f6fb07c7148e5b3bdeba7b6e70d4e.jpg/v1/fill/w_980,h_551,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/759f6fb07c7148e5b3bdeba7b6e70d4e.jpg)
Você está menstruada e não tem acesso aos seus produtos básicos de higiene menstrual. O que você faria? Agora imagina ter que lidar com essa situação toda vez que menstruar!
A precariedade menstrual carrega um carga mental muito pesada para milhares de mulheres.
Infelizmente essa é a realidade de um número impensável de meninas e mulheres ao redor do mundo. Direitos básicos como acesso a produtos menstruais, água encanada e um banheiro com privacidade são considerados itens de luxo em muitos países, inclusive aqui no Brasil.
Dessa forma, meninas deixam de frequentar a escola, mulheres precisam lidar com o estigma da menstruação e muitas colocam a saúde em risco ao recorrerem a soluções improvisadas como retalhos de pano, jornais e até mesmo miolo de pāo durante o período menstrual.
A pobreza menstrual vai muito além da falta de dinheiro para comprar produtos de higiene menstrual adequados. A pobreza Mestrual denuncia um problema global da falta de acesso à água, saneamento básico e desigualdade social, etc..
Moradoras de rua, presas (o que acaba tornando esse produto uma moeda de troca nas prisões), mulheres que vivem em abrigos ou em campos de refugiados e pessoas em situação de pobreza extrema são as populações mais vulneráveis à esse problema.
No próximo texto vou mostrar a vocês os números dessa pobreza que talvez você ainda não conhecia.
Comments