top of page

Será que estou em um relacionamento abusivo? Você conhece os sinais ?

Writer's picture: APRENDER  A SER MÃE MATERNIDADEAPRENDER A SER MÃE MATERNIDADE

Por muitos anos trabalhando em lugares que apoiavam crianças e mulheres que sofriam todo tipo de abuso possível eu ouvi inúmeros momentos em que as mulheres passavam por vários momentos neste processo, o que me deixava muito triste era ouvir duas coisas... Me acompanhe...

"Ele me pediu para ver o celular quando eu estava conversando com uma amiga, eu não entreguei e ele deu um soco. Eu fiz raiva nele. Eu sei disso.

Os indícios e condições vão do psicológico ao físico. Do mais sutil, que te deixa feridas emocionais à violência clara, que traz marcas na pele e na alma.





"O dia que ele me bateu foi minha culpa! Eu provoquei, não fiz o que ele tinha me pedido 1000 vezes! Eu realmente deveria ter deixado para lá quando ele veio com outra mulher na rua, ele me ama, errada está ela."


Em um relacionamento abusivo existem 6 diferentes tipos de abuso que vamos conhecer agora e, se alguma das frases acima soou familiar para você, ENTENDA QUE é bem provável que você esteja passando por um ou vários deles.



"Ele nunca encostou a mão em mim, joga as coisas no chão, quebra os móveis, rasgou as roupas. Mas bater, bater mesmo, não! Ele me ama."

Antes de entrar em cada um dos tipos de violência, precisamos primeiro reforçar o que é um relacionamento abusivo e essas coisas não é amor.


"Ele só bate em mim quando está bêbado, normalmente ele é muito bom para mim. Faz as compras enquanto eu fico com as crianças."

É uma relação extrema onde existe violência/abuso verbal, emocional, psicológica, física, sexual, financeira e/ou tecnológica. Normalmente, como há diferença de poder é comum perder o limite do que é aceitável ou não em função das demandas de um outro que a tudo comanda, que o cerca.


"Não é estupro, ele é meu marido!"

Os diferentes tipos de abuso ou tipos de violência muitas vezes passam despercebidos por acontecerem em relacionamentos duradouros, onde os maus tratos aparecem disfarçados de amor, zelo e preocupação. Um dia estamos felizes e outro a pessoa recebe xingamentos, flores, socos, humilhação, pedidos de desculpas, é traída etc..


"Eu retirei a queixa pois ele me levou flores e jurou que nunca mais iria fazer isso novamente. Ele vai mudar, tenho certeza."

Muitas vezes o companheiro diz a mulher coisas de baixo calão, onde coloca a mulher em posição de humilhada e inferior a ponto de fazer com que o psicológico absorva o que é dado e é digerido.

Muitas mulheres passam por todo tipo de coisa por causa de seus filhos ou por realmente acreditar no que é dito. Não existe mudança, a sua vida só pode mudar se você realmente quiser. A mudança dele não existe, não existe!


"Se eu te largar agora ninguém vai te querer! Ninguém quer mulher com filho!"
"Você vai morar na rua, na minha casa eu não te quero mais, se você contar para alguém que eu te bati hoje. Ninguém vai acreditar em você!"

Como falamos acima, existem abusos psicológico, físico, tecnológico, financeiro, patrimonial e sexual. Conheça mais sobre cada um deles e aprenda a perceber quando estiverem acontecendo com você ou com alguém próximo, na próxima postagem.


Denuncie se você é abusada, saia desse espaço de abuso.




Recent Posts

See All

Commentaires


  • YouTube ícone social
  • Facebook ícone social
  • Instagram

POSITIVO, E AGORA?!!!

Sim, agora você é mãe e precisa resolver milhões de coisas antes da chegada do bebê. Quartinho, mala, ENXOVAL, tudo antes do tempo. Claro que de forma completa, mas barata! 

Não fique de fora e conheça o e-book que já ajudou inúmeras mulheres a se organizar... Não fique de fora, clique e receba já o seu!

Encontre-nos nas redes sociais

bottom of page