Quando tocamos o nosso bebê pela primeira vez temos certeza que precisamos urgentemente protegê-lo de forma animalesca, como uma onça que somos. No dia seguinte, que minha filha estava comigo, a médica veio perguntar se poderiam fazer o teste do pézinho. Minha mente em silêncio... "Meu deuus vai furar o pezinho da minha Helena!". Logo eu perguntei, se poderiam me falar tudo sobre o teste.
Eu já sabia bem sobre, porém, eu queria saber da boca de alguém que vive dia e noite com os casos. Ouvi tudo bem caladinha... Leia e vai entender também...
O Teste do Pezinho é um exame rápido em que gotinhas de sangue do calcanhar do bebê são coletadas e tem a finalidade de diagnosticar e impedir o desenvolvimento de doenças genéticas ou metabólicas que podem levar à deficiência intelectual ou causar prejuízos à qualidade de vida do seu bebê. Essas gotinhas podem ajudar e muito a vida de toda a família!
Com este exame, é possível diagnosticar até 50 doenças. Muitas delas não apresentam sintomas ao nascimento e podem aparecer mesmo sem casos na família.
Para que a prevenção seja possível, a coleta deve ser efetuada entre o 3º e 5º dia de vida do bebê.
Todas as crianças recém-nascidas. A data ideal para a coleta de sangue é entre o 3º e 5º dia de vida do recém-nascido.
O Teste do Pezinho é a primeira prova de amor que você dá ao seu bebê
É uma alteração herdada dos pais que afeta, diretamente, as células do sangue. Essa alteração é não uma doença. Mas, se duas pessoas com traço falcêmico se unem, seus filhos podem nascer com doença falciforme. E você não sai por aí fazendo testes que você não entende para saber se tem ou não, por isso, é importante seguir a ciência.
Atualmente com a evolução da ciência tanto o traço quanto a doença podem ser detectados através do Teste do Pezinho.
O que é doença falciforme?
É uma doença hereditária que provoca dificuldades na circulação do sangue. A doença falciforme causa crises de dor aguda, infecções graves, icterícia (cor amarela no branco dos olhos) e cansaço.
O teste do pezinho é obrigatório e gratuito em todo o território nacional desde 1992. Existem três versões disponibilizadas no Brasil: uma básica e duas ampliadas.
A versão básica é oferecida tanto pela rede pública (SUS), quanto pela rede privada e identifica seis tipos de doença, veja algumas doenças que podem ocorrer:
Fenilcetonúria
Hipotireoidismo congênito
Deficiência de biotinidase
Fibrose cística
Anemia falciforme
Hiperplasia adrenal congênita (HAC)
O teste do pezinho faz parte do que chamamos de triagem neonatal, um de tantos testes preventivos, que investigam diversas doenças. Todo bebê que nasce em nosso Brasil tem o direito de realizar gratuitamente essa triagem, que consiste em quatro exames:
Teste do pezinho
Teste do olhinho
Teste da orelhinha
Teste do coraçãozinho
Todos esses testes são importantes para a saúde da criança, pois são capazes de diagnosticar uma gama extensa de problemas que, se detectada antecipadamente, tem mais possibilidades de tratamento. Muitos destes testes são feitos depois de alguns poucos dias e/ou no hospital.
São gotinhas que revelam a alma!
Siga-nos:
Comments